10 de abr. de 2007

Os sete pecados capitais

Seguindo os conselhos do "homem que cheira a luz", vou tentar descobrir com qual pecado capital eu mais me identifico.
Pra começar, complicação: qual lista de pecados capitais adotar? Segundo a Wikipédia, fonte lá não muito confiável, existem pelo menos três versões da dita lista. Procurei no Google e também achei várias. Vou usar uma que eu acho mais fácil de entender (tem listas que incluem melancolia, soberba - que eu nem sabia o que era até olhar no dicionário):
  1. Gula: Sim, eu sou guloso. Não exageradamente, e depende do prato. Por exemplo, ir a um rodízio de pizzas, ou a um rodízio oriental, com sushi, sashimi e shimeji, em geral é pra dar prejuízo. Lazanha da minha mãe? Vixe! Mas a idade vai chegando e os excessos não caem bem, então, ando meio fraco como "guloso", então não seria esse o meu maior pecado.
  2. Vaidade: Tudo bem, eu tenho cabelo comprido, fiz hidratação, comprei shampoo e condicionador próprio pro tipo de cabelo, etc e tal. Tenho medo de ficar (mais) careca também. Mas feio do jeito que eu sou, magrelo, com essas orelhas e essa cara de nerd, fica difícil ser vaidoso, viu?
  3. Luxúria: Eu não entendo bem o significado nem a aplicação dessa palavra, então, posso estar enganado, mas acho que sou meio "luxurioso" (mais uma do dicionário). Sou meio tarado mesmo por natureza, daqueles que entortam pescoço na rua, e só não apanho da esposa porque ela é sossegada ou não demonstra raiva. Tenho imaginação fértil e sou bom agricultor de fantasias. Mas acho que nesse quesito, peco por falta de ação, então não posso me considerar um grande pecador nesse ponto.
  4. Avareza: Costumava ser mais mão aberta antes, e mesmo hoje, acabo cedendo facilmente. Nos últimos meses tive algumas perdas, e andei revendo alguns conceitos, o que me tornou mais avaro (sim, é sem acento), mas não sou ainda um "Seu Nonô" (quem lembrar desse, melhor correr pra aplicar botox).
  5. Preguiça: Aí depende... Sou sedentário e detesto fazer exercícios. Não gosto de acordar cedo, e ao fazer isso, costumo ficar um zumbi até pelo menos 10 da manhã. Em compensação, viro noite sem problema. Ah, e é só ler os últimos relatos deste blog que dá pra perceber que eu não sou tão preguiçoso assim, passando tanto tempo subindo na laje.
  6. Cobiça: Sim, eu quero um iPod, quero uma TV de plasma 42", um supercomputador com placa aceleradora pra jogar os jogos que eu gosto, quero poder viajar ao Japão e torrar grana com bigugangas como mangá e animê. Mas daí a cobiçar o que todo mundo tem doentiamente, não, isso não. Sou consciente do que posso ou não ter, do que está ao meu alcance. E me contento com o que tenho.
  7. Ira: não sou um poço de raiva, mas dou esporro sem problema (muitos, o dia todo e em quase todo mundo) e se tiver que brigar, brigo. Mas irado, colérico, "sanguenozóio", isso eu não sou, não.
Pois está aí. Usando esta lista, eu estou quase salvo. Falta só maneirar um pouquinho em "unas cositas" que eu garanto meu quinhão no céu. Afinal, alguém do meu cacife seria muito bem recebido lá, dada minha inteligência, responsabilidade, habilidades gerenciais, caráter, prestatividade, visão, capacidade multitarefa, facilidade de aprender e acima de tudo, carisma.

É, ainda bem que nessa lista não tinha um certo pecado. Já adivinhou qual é?

P.S.: pra quem também não sabia, lá vai:
soberba
do Lat. superbia
s. f.
,
altivez;
orgulho;
arrogância;
presunção;
sobrançaria.

Nenhum comentário: