9 de abr. de 2007

Meu reino por um retângulo

Sobre o projeto Água de Chuva...
Não se faz mais caixa d'água retangular e ponto. No site da Brasilit, e da Eternit, não consta mais a danada na relação de caixas d'água.
Pois é, desisti. E no final, foi bom. A caixa d'água redonda eu nem cogitei, porque ficaria horrível lá no espaço que eu tenho. A solução, então...?
http://www.picillo.com.br/
Um container plástico industrial de 600 litros (cabe até uns 700 na verdade):



O container vem com uma gaiola de ferro, que no momento, está servindo como suporte, deixando o container no alto. Eu ainda não tenho certeza se o container pode ficar inteiramente cheio de água sem a gaiola para dar apoio estrutural. Se não, vou ter que fazer pequenas adaptações no projeto, mas nada grave.
Mas ele é retangular, alto (aprox. 100 x 80 x 100) e bem mais bonito que a caixa dágua redonda (bléargh!). Possui uma abertura superior com tampa de rosca, que permitiu acrescentar ao projeto uma peneira e um pano para um filtro básico da água da laje. E tem também uma torneira embaixo, embora não seja algo que possa ser acionado o tempo todo, sob o risco de quebrar ou deixar de vedar completamente. Mas eu já estou tratando de adaptar uma torneira de jardim e uma mangueira nessa saída, que vai inclusive funcionar como o ladrão, evitando que eu tenha que furar o container para isso.
Os únicos poréns:
  1. preço: custou R$ 250, mais R$ 40 para o transporte (eles não entregam e eu não tinha nenhum veículo em que ele coubesse à disposição).
  2. durabilidade: o plástico parece ser de ótima qualidade, é para uso industrial (não para líquidos corrosivos, claro), mas ele vai ficar exposto e tomar um pouco de sol. Espero que resista bem, pois se durar pouco, o projeto não dará retorno financeiro (mas como eu disse, não é o objetivo principal). Vou tratar de fazer uma proteção para o sol.
No final, acho que os benefícios compensaram o custo. Foram quase R$ 190 a mais do que a versão com caixa d'água de fibro-cimento. Não chega a ser um rombo no orçamento, e foi amor à primeira vista com o container.
E tudo isso com um agradável perfume de morango (era usado para armazenar essências para alimentos).
Eu também comprei algumas peças relativamente caras - uns R$ 20, para interligar os canos, quando ainda estava pensando que iria usar uma caixa d'água de fibro-cimento, e não vou mais usá-las. Mas acho que isso faz parte do processo "tentativa e erro" de um projeto doméstico e artesanal.

2 comentários:

Denise disse...

não sejas tão crítico ! boa semana pra ti !

Mauricio disse...

Hã... Tá bom! Vou tentar. Mas já aviso que é difícil. Sou assim desde pequenininho.
E obrigado, pra você também.
Ainda que eu não saiba quem você é...