2 de abr. de 2007

Água da chuva

No momento, estou às voltas com um projeto pessoal, que tem sido ao mesmo tempo um desafio e uma diversão sem tamanho para mim.
Desde pequeno sempre tive curiosidade sobre as coisas e exercitei algumas habilidades como montar pequenos experimentos e descobrir como certas coisas funcionam. Desde abrir relógios e rádios (e não saber fechá-los ou voltar a fazê-los funcionar) até construir eletroímãs, motores elétricos, montar circuitos eletrônicos (antes de fazer o curso técnico), fazer eletrólise, explodir substâncias diversas, testar o efeito de ácidos em seres vivos, etc., já fiz de tudo um pouco e passava horas lendo a famosa enciclopédia "Conhecer". Ah, e também queimei centenas de fusíveis (tem gente que nem sabe mais o que é um fusível) em casa. Era cair a energia e minha mãe já gritava: "Maurííííííício"!
Depois de adulto, com todos os compromissos que sempre tive e uma certa "perda de interesse", ou talvez "falta de energia sobrando", parei um pouco com essa mania exploratória.
Mas agora que eu finalmente me conscientizei de que a casa onde eu moro é realmente minha, que não há a menor possibilidade de eu me mudar de lá pelos próximos 10 anos, mesmo eu odiando o lugar, a distância, a vizinhança, e em alguns momentos até mesmo a casa (mais o cara que a construiu do que ela em si), estou querendo deixá-la mais habitável, e também desenvolver algumas idéias ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade.
No momento, meu foco é a laje. Além de uma infiltração monstro que eu tenho que resolver logo antes que comprometa a estrutura, tenho uma área de telhado tão grande que resolvi recolher a água da chuva. Quando chove, vejo cair pelos canos de escape fácil, fácil uns 1000 litros d'água.
Dada a escassez mundial de água (ontem mesmo o Fantástico exibiu uma reportagem sobre a falta de água potável em Bombaim, na Índia, e na Ilha de Deus, no Recife), acho um desperdício tanta água indo parar no esgoto e se misturando com a sujeira. Dei uma pesquisada na internet, sobre sistemas de coleta e armazenamento, e no Brasil não tem quase nada, mas em algumas regiões de países como os EUA e a Austrália (principalmente esta), coletar a água da chuva é simplesmente uma das únicas fontes de água disponíveis.
Comparando diferentes sistemas e materiais disponíveis (sempre pensando no mais prático, fácil e barato), estou montando um sistema de coleta e armazenagem, no qual devo investir menos de R$ 200. Embora o foco nem seja poupar dinheiro, se eu economizar somente R$ 20 na conta de água, em menos de um ano o investimento está pago.
Estou pensando no momento apenas em água para lavagem da casa e da roupa (com o uso de um filtro de areia e um pouco de cloro) .
Para o futuro, quero adaptar também as descargas dos vasos sanitários, mas isso depende de alterações hidráulicas, o que significa quebrar paredes, coisa que eu ainda não estou nem um pouco afim de fazer dado o custo dos azulejos, o trabalho e a bagunça.
Aos poucos, vou contando como a coisa está se desenvolvendo, e quem quiser discutir o assunto (ó, será que um dia alguém lerá este blog?), fique à vontade nos comentários.

Um comentário:

Abraão disse...

Olá Muricio...tudo bem.
Cara super legal a sua idéia, eu estou fazendo um trabalho pra faculdade e preciso de algumas informações sobre seu projeto e acabei gostando da idéia e quero implantar aqui em casa, também tenho uma área de telhado super grande...e cara em casa tenho o mesmo problema que você, que raiva de quem a construiu..asuhUAHushs...moh zuada...asAHsuhas..flwss kra abraços..se vc quiser se comunicar por email, se for mais facil pra vc...flws..