7 de abr. de 2008

Projeto Reuso de Água: Esquema

Para os interessados, segue o esquema que pretendo utilizar no projetode reuso da água da máquina de lavar.
Não sou muito bom com esquemas técnicos, mas acho que dá para ter uma idéia da coisa toda.



Uma coisa que ficou bem clara é que o filtro só vai segurar sujeira grossa, como restos de algodão de roupas e alguma sujeira sólida não diluível. O sabão vai passar quase todo (fica muito diluído na água) e portanto, a recomendação de só usar a água para a lavagem, e não para o enxagüe, vira quase obrigação. Claro que para lavar chão é ótimo, pois até economiza o sabão.
No esquema talvez não esteja bem claro, mas o filtro e o reservatório inicial ficarão do lado externo, em uma pequena beira de laje que dá para o primeiro andar, na lavanderia da casa da minha mãe, que é quem vai usar essa água. A economia aparecerá na conta de água dela, que como eu pago, vai reverter para mim. As ligações hidráulicas entre as duas casas estão uma bagunça e minha casa acaba roubando água da dela, o que sobrecarrega uma das contas e gera uma conta maior, pois saimos da zona econômica de cobrança.
Mas ainda não tenho idéia da economia final.
Depois eu coloco aqui a planilha de custos inicial, como fiz com o projeto Água de Chuva.

4 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito de sua ideia voce poderia me enviar o seu projeto por e-mail.
niltonsgarcia@yahoo.com.br
obrigado.

Anônimo disse...

Muito boa esta idéia , você poderia enviar-me os projetos de reuso da água e coleta de água da chuva por e-mail ?(claudialeite.diretora@realh.com.br)
conheces algum projeto de como pode-se tirar o sabão da água?gostaria de reutilizá-la no meu jardim , mas sem prejudicar as plantas nem o solo.

Unknown disse...

Presado Colega.
Gostei muito deste projeto teria como vc mandar uma cópia por email.
tiagobruzasco@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Esse filtro tende a ficar sujo logo logo. Como melhoria, poderia usa-lo no modo reverso. A brita, depois a areia. E se preferir, uma telab antes de tudo para segurar a sujeira maior e mais dificil de ser retirada em manutençoes.