23 de abr. de 2008

Projeto Reuso de Água: Muitas fotos!!!

Como prometido, alguma atualização sobre o projeto de reuso de água.
Seguem as fotos do projeto até o momento, já em sua fase final (clique na foto para ver em tamanho maior).


Primeiro, um detalhe do tipo de conexão utilizado nas saídas das bombonas. São 5 peças:
1 adaptador soldável/rosca 3/4"
1 joelho 90º rosca 3/4"
1 adaptador de mangueira com rosca 3/4"
2 anéis de borracha 3/4"

Usando os anéis de borracha e a rosca das conexões, consegui firmeza e vedação suficientes sem ter que colar nada. Só usei a fita veda rosca.


A conexão devidamente fixada na lateral da bombona. Esta é a saída do filtro de areia e brita.




Foto interna do filtro de areia e brita. Esta é a camada intermediária, de areia. Abaixo dela está o tecido de PET, usado para separar a areia da brita. Esse tecido também cobre o fundo, evitando que a brita entre no cano de coleta da água limpa.
Esse tecido é bem leve, tem excelente vazão mas não deixa a areia passar.
Acima desssa camada vai mais uma de tecido e outra de brita, para evitar que a areia seja deslocada.
Será acima dessa última camada que vai ser colocada a conexão que virá do reservatório primário. Essa conexão vai levar um pedaço de cano de PVC de 3/4" colado à parde soldável do adaptador de rosca, terminado por um cup. Esse cano será todo furado, a cada 1 ou 2 centímetros, para espalhar a água sem concentrá-la em um único ponto.
De maneira análoga, a saída do filtro no fundo da bombona também leva um cano igualmente furado, para permitir captar a água em vários pontos ao invés de um único.



Detalhe do filtro, visto por fora da bombona.



Aqui, detalhe do cano de saída da lavanderia.



As duas bombonas, já em sua posição definitiva. Acima delas, o cano que vem da lavanderia (somente o cano horizontal. O cano vertical que aparece na foto não tem nada a ver com o projeto e faz parte do escoamento da minha laje).
A bombona da esquerda é o reservatório primário, que recebe a água da máquina. A da direita é o filtro, que vai recebendo do reservatório primário a medida em que filtrar a água.
Com o reservatório primário, eu posso receber água em alta pressão e volume sem bagunçar o filtro de areia e brita.



Detalhe da saída do filtro, já com a mangueira conectada ao adaptador. Note a braçadeira de metal, que ajuda a fixar e vedar a mangueira. Note também que eu não consegui enfiar muito na mangueira no adaptador. Essa é uma técnica que eu ainda tenho que aprender. A mangueira não desliza pelo adaptador e o pequeno e perigoso espaço que eu tinha para trabalhar (uma beira de laje) não ajudou em nada o processo.


A mangueira entrando pela abertura nas telhas da lavanderia da minha mãe, onde ficará a bombona de 200 litros, o reservatório final.



A mangueira passando pelo telhado.



E finalmente a mangueira chegando à bombona de 200 litros (no caso, passando por trás). Como podem ver, mesmo antes do projeto fornecer água, minha mãe já está usando a bombona para uso próprio.



Por último, a tampa do reservatório final (bombona de 200 litros) com a conexão para a mangueira. Essa é uma etapa ainda indefinida, pois como minha mãe anda usando a bombona, colocar essa tampa e essa conexão podem tirar a liberdade dela de usar a água como quiser.


Para facilitar a vida dela, já comprei a bomba de máquina de lavar que, espero, faça o trabalho de puxar a água para fora da bombona. O inconveniente é que, diferente da bomba de aquário (que parece ser muito mais fraca) ela não pode ficar submersa e portanto, pode necessitar de uma conexão no fundo da bombona, coisa que eu queria evitar.
Mas estou estudando uma forma de transformá-la em uma bomba genérica, que possa ser utilizada em qualquer lugar. Vamos ver no que vai dar minha idéia. Como é meio estapafúrdia, vou poupá-los dos detalhes, para evitar o mico. Se funcionar, eu coloco aqui.

Atualização: A bomba funcionou. Mais detalhes aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal seu projeto!
Estou tentando fazer algo parecido, mas com bem menos espaço (e litros) pq moro em um apartamento.
Gostaria de saber com mais detalhes sobre como você fez o filtro e como estão interligadas as bombonas, no meu projeto inicial estou apenas colocando a água da máquina em duas bombonas, sendo que uma fica com a a
água do sabão e outra com a agua do enxague e jogo de volta usando bombas de drenagem iguais a essa que vc fotografou, tive que colocar uma para cada, mas ainda não tem filtro...
Você chega a reutilizar a agua para mais lavagens?

Abraços.