7 de nov. de 2007

Atraso

Nossa, mais de um mês sem escrever nada. Também, com tanta gente acessando aqui, me dá uma vontade...
Bom, resumão da ópera: quase dois meses de dieta vegetariana.
Resultado: nada!
Engordei e perdi uns quilinhos. Com certeza ando com mais fome do que antes, mas ando comendo de forma muito irregular, por conta do trabalho, dos horários e também da preguiça. Como só eu aderi à dieta, mesmo chegando tarde em casa, ainda tenho que pensar em preparar alguma coisa pra comer. Daí pra sacar um leite com pão é um tiro.
Fiz mais algumas coisas legais, como uma abobrinha ao forno e um pimentão recheado com soja que ficaram muito bons. E a mais recente tentativa também foi um arraso: shimeji na manteiga. Ficou muito bom, em nada perdendo para o do Chumar, restaurante japonês em Pinheiros que costumava frequentar (porque será o "costumava", né?).
O resultado dos exames deu nada também. Tirando o "colesterol bom" (nunca lembro a sigla do danado), que está bem baixo, não tem nada demais acontecendo. Mas o colesterol não é decorrente da dieta, visto que ele continua nos mesmos patamares de dois anos atrás e é fruto tão somente do meu sedentarismo. Uma possível anemia, que era um dos meus temores, não se concretizou e meu sangue está tinindo, normalzinho.
Em suma, no contexto saúde, a dieta não fede nem cheira.
Agora, no quesito prazer e praticidade...
Que porcaria!
Ser vegetariano num mundo de carnívoros é quase um pesadelo. Não tem uma porcaria de um restaurante decente e barato, tem carne em quase tudo o que se come, e se não tiver carne, terá sido feito com caldo de carne pra "dar gosto".
Pra dieta ser minimanente interessante você tem que caprichar no preparo, usar e abusar de temperos diversos, abrir mão de quase todos os enlatados e congelados e ter muito tempo e vontade (o que, convenhamos, às 11hs da noite, depois de um dia de 12 hs de trabalho, não são atributos dos mais disponíveis). Senão, você acaba com vários pratos, todos com sabor de chuchu cru (se bem que eu nem sei o gosto do chuchu cru, mas o Alckmin é uma boa ilustração do efeito).
Fora isso, sinto saudades de uma boa picanha, de um sashimi, de um soba. São sabores muito apreciados, que estão fazendo falta.
Tem o aspecto social também onde, além de ser visto como um E.T., você acaba se isolando e sendo isolado porque não vai comer com todo mundo, já que onde o povo come tem poucas opções para você.
Em suma, tirando o aspecto ambiental, não vi nenhuma vantagem na dieta. Ou seja, quando todo mundo for obrigado a virar vegetariano devido à degradação ambiental, pode ser que a coisa fique mais amena, mas por hora, é ruim pra burro!
Mas vamos em frente! Eu acho que é muito provável que a dieta termine no almoço de final de ano na empresa. Sem falar no Natal, que já está aí.

Nenhum comentário: