5 de jul. de 2007

Sonho realizado

Em plena década de 80, uma nova emissora de TV iniciou suas transmissões no Brasil.
Ligada ao grupo Bloch, ganhou o nome da revista de maior sucesso da Editora, a Manchete.
A TV Manchete até que começou bem, teve algumas brigas boas de audiência com as grandes (Globo, SBT e Record), em especial com algumas novelas que ficaram famosas, como Pantanal e Ana Raio e Zé Trovão.
Sim, naquela época eu assistia a novelas, especialmente as da Manchete, que "inovaram" ao mostrar a nudez de muitas das atrizes principais (entendeu porque eu assistia?). A Manchete lançou muita gente que hoje perambula por outros canais, como Jayme Monjardim, Cristiana Oliveira (a Juma Marruá), Carolina Ferraz, Paulo Gorgulho e Ângelo Antônio.
Depois veio o declínio, a bancarrota e a venda, para então se tornar a atual (e famigerada) Rede TV!.
Eu me lembro com saudade daqueles tempo. Até as vinhetas eram legais, com temas espaciais.
Mas o maior lançamento da Manchete foi mesmo a dupla Xuxa e Marlene Mattos, no extinto e saudoso Clube da Criança. Programa quase mambembe, sem estrutura (Xuxa sozinha + 30/40 crianças soltas = gritaria e alguns tapas, plenamente justificados, dada a situação).
Mas todo esse prêambulo (eu já disse que sou meio prolixo?) é para lembrar dos desenhos do Clube da Criança, uma mistura de produções americanas e uma invasão de animes como poucas vezes se viu no país, além da famosa série de produção européia do Dartagnan e os Três Mosqueteiros, em que os personagens eram cachorros ou gatos. Alguns desenhos eram até meio fortes para a molecada, mas eu curtia pacas.
Pirata do Espaço e Patrulha Estelar foram os que me marcaram mais, já que eu era fã veterano de produções japonesas, especialmente as com temática espacial ou com robôs e monstros.
O Pirata do Espaço eu tive a oportunidade de acompanhar até o final. No entanto, a segunda temporada da Patrula Estelar eu não consegui ver além da primeira metade, e depois só assisti à terceira. Ficou um vácuo que me perseguiu por quase 20 anos, período em que eu quase cometi a loucura de tentar comprar VHSs vindos dos EUA para tentar terminar de ver a série.
Mas eis que agora eu me reencontro com a série, disponível para baixar via torrent e
finalmente posso realizar um antigo sonho: saber como a tripulação da Argo/Yamato sozinha conseguiu destruir o Cometa Império.
Entende o tamanho da minha dúvida? Entende agora os anos de frustração e desespero? Entende porque um homem de 36 anos anda cantarolando o tema de abertura de um desenho animado da década de 70, e o que é pior, na versão japonesa?
Só quem viveu aquela época e pôde acompanhar Wildstar/Kodai e seus companheiros rumo ao desconhecido pode entender...

P.S.: Para saber mais, procure por Patrula Estelar / Starblazers / Uchuu Senkan Yamato

Nenhum comentário: