25 de jul. de 2007

Projeto Água de Chuva

Aproveitando a subida na laje, fui dar uma olhada para entender o porquê do projeto coletar tão pouca água, mesmo com uma chuva razoável (só mesmo uma tempestade pra entrar alguma coisa).
Veredito: a inclinação da laje, aliada a uma pequena elevação da boca do cano de captação. Lógico, a laje é ligeiramente inclinada na direção dos canos de transbordo ou escoamento (sei lá se é esse o nome que se dá), e o meu cano de captação está um pouco para trás e a boca estava um ou dois milímetros acima do nível da laje.
Solução: quebrei um pedacinho da boca do cano, fazendo uma abertura e cavei (quebrei com a talhadeira) um pequeno canal até perto do cano de escoamento, para tentar captar um pouco da água que iria embora. Passei Vedapren, claro, para não infiltrar na laje.
(obs.: o Vedapren anda sendo aplicado em quase tudo que eu faço. Tá quase virando uma "Pomada Minâncora")
Resultado: Em meros dois dias de chuva moderada, enchi o container (600 litros).
Hoje já tive que deixar o bocal do escoamento de primeira água aberto e também improvisei o ladrão com a mangueira, para evitar o risco de transbordamento.
Creio que vou ter que criar realmente um sistema de ladrão mais eficiente, que assegure que o container não transborde e talvez um sistema de fechamento do bocal lá na laje, para evitar excesso. Eu até pensei no início em usar um registro tipo borboleta, em plástico, que eu vi durante as compras no setor de hidráulica. Ele não era barato e com certeza não encaixaria nos tubos de esgoto, mas foi uma idéia interessante.
Mas como tudo no Brasil, incluindo o governo, acho que só vou me mexer depois da tragédia. Afinal, eu só subi na laje de novo porque estava descendo água pelo teto, não foi?
Mas fiquei bem contente em aumentar a captação, embora a qualidade da água não seja das melhores. Acho que devido à estiagem, a sujeira acumulada no telhado é bem maior. Vou tentar melhorar a eficiência do filtro de pano, usando um tecido com trama mais fechada.

Nenhum comentário: