19 de fev. de 2008

Projeto Água de Chuva: problemas

Há algo de podre no reino na água de chuva!
Mais particularmente, no meu contêiner. A água estava bem esverdeada e começando a cheirar mal. Aparentemente, tem algas demais na água. Tivemos que descartar toda a água e lavar o contêiner, que já tinha material depositado nas paredes. E graças ao formato do contêiner, não consigo eliminar o restinho de água no fundo, que continua cheia de sujeira. Acho que preciso de uma bomba pra retirar aquela água.
Pelo visto, a cloração é indispensável para garantir um mínimo de qualidade da água. Vou tentar fazer o clorador caseiro (com areia e hipoclorito de cálcio) ou comprar um clorador para piscina que usa cloro em barra (não sei se ainda existe isso).
Além disso, preciso esgotar sempre o coletor de primeiras águas e garantir que não fique nem um pingo sequer na tubulação, porque o cheiro de podre dessa água parada é terrível.
Acredito também que o filtro de areia que eu fiz é insuficiente para melhorar efetivamente a qualidade da água. Ele somente elimina a parte mais grossa da sujeira, mas tem pouca eficiência no geral. Com isso, pode ser arriscado usar a água mesmo para usos menos arriscados, como lavar o chão.
Na verdade, há tantos pontos a considerar que talvez esteja chegando a hora de rever o projeto. Do jeito que está ele, além de pouco útil, gera muito trabalho e problemas.
A falta de tubulação de saída do excesso, de engate adequado da torneira, de controle de vazão de entrada, a dificuldade de limpeza, etc. Tudo isso parece tornar o projeto um fracasso.
Não desisti ainda, claro. Mas quero rever a idéia toda, os custos envolvidos e pesquisar melhor as soluções disponíveis. Vamos ver...

Nenhum comentário: