4 de jun. de 2009

Voltando à máquina de lavar

Vi recentemente este post no Ecoblogs, e fiquei ligeiramente envergonhado de ter deixado o projeto de reuso de água literalmente "ir pelo ralo".
Depois da chegada da bebê, com certeza estamos lavando muito mais roupa que antes, e como o projeto não se realimenta, o desperdício é imenso.
Como originalmente o projeto previa que a água desceria para uso na lavanderia da minha mãe, que necessitava mais de água do que eu, acabei por não pensar em reaproveitá-la eu mesmo.
Mas agora, como ela não necessita tanto e eu estou usando mais, quero ver se consigo refazer a idéia do projeto de forma a reaproveitar essa água em casa mesmo.
Quero tentar simplificar o projeto, mas sem complicar o reuso da água, de modo que não gere (muito) trabalho adicional para quem for usar.
Estou pensando em um reservatório de 100 litros, com um ladrão por volta dos 70 litros (30 para segurança), e uma bomba flutuante acoplada para permitir o reuso sem ter que carregar baldes. Desta vez, sem filtro de areia nem nada, pois o mesmo acabou não sendo tão necessário e ainda diminui bastante a vazão do sistema como um todo.
Não vai ser fácil, eu sei, mas se o objetivo é ser ecologicamente correto, algum esforço há que ser feito.
Como não tenho previsão de fazer as reformas para reuso dessa água no vaso sanitário, quero pelo menos reutilizá-la em algumas lavagens de roupa, mesmo que somente aquelas mais grossas, como toalhas ou panos de chão.

Nenhum comentário: