4 de jun. de 2009

Laje, eterna laje...

Novamente a questão da infiltração na laje: voltou a chover no corredor.
Passados nem 5 meses da última aplicação do Vedapren Branco, o problema voltou exatamente como antes.
A conclusão a que eu cheguei foi: o Vedapren branco impede a infiltração no concreto, mas não serve para trincas e junções de laje, que é o meu caso.
Minha laje na verdade não tem uma "infiltração". O que eu tenho são duas lajes unidas, e justamente no ponto de junção é que ocorre o "vazamento".
Com as alterações de temperatura, absolutamente naturais, a laje expande e contrai, aumentando ou diminuindo o vão da junção. Então, por mais Vedapren Branco que eu coloque, ele não é elástico ou resistente o suficiente para aguentar tanto esforço mecânico por tempo prolongado, e acaba cedendo.
A saída, como eu já mencionei antes, seria fazer uma impermeabilização com manta, de preferência na laje toda. Como não há dinheiro para isso no momento (nem eu tenho tanta vontade de gastá-lo nessa casa), resolvi tentar mais um paliativo, que pelo menos a princípio pareceu uma evolução com relação ao Vedapren, na direção da manta.
Usei então, somente na região da junção, a manta asfáltica auto-adesiva com alumínio, usando um pouco de Vedapren preto como imprimação. Tentei fazer tudo como manda o figurino, ordenando a aplicação "de baixo pra cima" ou seja, da direção do cano de escoamento para o ponto mais alto. Claro, não ficou a coisa mais elegante do mundo, mas é bem mais fácil de aplicar do que uma manta convencional, que necessita maçarico a gás.
Também aproveitei o dia e serrei o restante do beiral das telhas que me impediam de trabalhar com folga no canto da laje, varri quilos e quilos de sujeira, incluindo dezenas de varetas de pipas desintegrados e quilômetros de linhas com cortante, descobri um bocal de escoamento que não tinha visto até então, e que estava obstruído, e passei uma grossa camada de Vedapren nesse canto da laje.
Já choveu bastante desde então, e até agora, tudo sequinho. Quem sabe assim, consegui reduzir um pouco a umidade na laje.
Claro, já caí na besteira de acreditar que os meus problemas estavam encerrados, mas dessa vez acho que fiz um serviço melhor, com um material mais adequado. O negócio agora é esperar alguns meses para o veredito final.

Nenhum comentário: