Muito tempo sem postar nada, mas sem saco para muito mais. Desculpem.
Além disso, notei vários comentários no blog, mas não recebi os emails correspondentes, por erro na configuração.
Muita gente também não deixa email para retorno, daí complica um pouco a coisa.
Vou então comentar algumas questões que surgiram:
Vedapren: como eu já disse antes, não sou especialista no assunto. Apliquei o Vedapren Branco apenas numa pequena área da minha laje, e até agora evitou novas infiltrações, embora eu tenha notado umidade na parede ao lado, o que não necessariamente significa que o Vedapren falhou, pois essa parede é a que eu ainda preciso pintar, o que planejo fazer com o próprio Vedapren Branco diluído como tinta. Ainda considero o Vedapren Branco uma solução com bom custo/benefício e só optarei por outras coisas caso venha a ter problemas, ou se for refazer o telhado e a impermeabilização da laje toda.
Projeto Água de Chuva: eliminei de vez o filtro de areia. Além de pouco eficiente, ele diminuia demais a vazão e eu perdia muita água à toa. Optei por usar apenas um pouco do tecido de PET no cano de saída, o que segura bem a sujeira mais grossa e permite boa vazão. Para evitar inundações, finalmente fiz o ladrão no container, com cano de 3/4", que funcionou muito bem.
Como eu disse antes, o projeto é modesto e o uso da água bem restrito. Qualquer projeto de grande porte, com água potável como objetivo final, não deve usar o meu como base. Para coisas assim, use o seguinte link como referência, de onde eu peguei algumas idéias: http://www.aguadechuva.com/
Projeto Reuso de Água: o reuso caiu muito, depois que minha avó faleceu e a quantidade de roupas de cama e panos de chão a lavar diminuiu consideravelmente. Minha mãe usa a água ocasionalmente para lavar o quintal, mas não precisa de tanta água.
O projeto funciona, mas o filtro de areia não é lá essas coisas, pois não elimina a sujeira fina nem o sabão.
Estou pensando que para o futuro, o destino mais importante dessa água seja mesmo a descarga do vaso sanitário. Mas para esse uso, eu preciso fazer pequenas reformas na casa, o que inviabiliza o projeto no momento.
Po-po-po... po-por enquanto é só, pe-pe-pe-pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário