8 de dez. de 2008

Dark Garoto da Laje

Meio atrasado o post, mas faz um mês, mais ou menos, que eu, depois de esperar vários finais de semana sem chuva, consegui arrumar umas poucas horas de tarde na tumultuada agenda da família, para subir e aplicar a terceira mão de Vedapren Branco na laje.
Como eu sou sortudo pra caramba (já disse, sou seguidor de Murphy), foi só botar os pés lá em cima para começar a garoa.
Eu já tinha perdido a oportunidade de subir umas 4 semanas seguidas, briguei horas com a preguiça, arrumei tudo, subi (com dificuldade, sempre) escadas, baldes e utensílios. E daí vem a garoa? E fazer o quê? Desistir e descer tudo?
Claro que não! Aguentei firme a garoa e o vento lá em cima (frio!!! Brrrrr!) e esperei o sol voltar (dava pra ver, pela direção das nuvens, que não duraria muito).
Daí, foi só alegria, pincel e Vedapren. Aproveitei também e serrei umas beiradas do telhado que estavam dificultando a passagem e a pintura.
O que percebi graças à garoa (nem tudo é prejuízo) é que a maior parte do meu problema de infiltração e umidade se deve ao idiota que construiu a casa à falta de saídas de escoamento de água em locais adequados na laje e em número suficiente, além de não haver declínio da laje na direção dessas saídas. Em suma, a água empoça mesmo, e fica lá, penetrando pela laje que não tem vedação bem feita.
O fato é que, qualquer coisa que eu fizer com Vedapren, mesmo nesses pontos de empoçamento, vai ser só paliativo e nunca vai resolver o problema real, que só tem uma solução possível: derrubar o telhado e refazer a impermeabilização, o contrapiso da lajes e se necessário, devido ao calor, um novo telhado, dessa vez bem feito.
Tudo isso leva tempo e dinheiro. Dos dois eu só tenho um. Mas vou tentar começar uma poupança já pensando em mexer nisso no futuro, já que eu estou prester a amarrar definitivamente minha égua naquela casa e de lá não saio tão cedo.

2 comentários:

elciok disse...

Qto vc tá ganhando pra fazer esse merchan pra Vedacit?

Mauricio disse...

Bem que podia rolar um jabá, né não?
Quem sabe dava pra consertar o telhado direito em vez de ficar remendando.