24 de set. de 2008

Sobre lajes, telhados, impermeabilização e afins

A anacranes (que tem um blog bem interessante) deixou alguns comentários e dúvidas sobre impermeabilização e eu decidi responder aqui, pra facilitar a vida de quem também tem seus problemas com isso, e aproveitando que eu comento sempre disso aqui.
Vamos ao apanhado geral do que eu entendi sobre o assunto e do que eu também fiz sobre isso até aqui.

AVISO: Eu não sou especialista no assunto mesmo! Se quiser seguir o que eu falo, é por sua conta e risco.

Vedapren: uma resina líquida parecida com piche, para ser espalhada com rodo, trincha ou brocha. É bem tóxico, portanto, necessita de luvas, botas e máscara. Em geral, usado em grandes áreas, como impermeabilização preparatória para contrapiso. Não deve jamais ser deixado exposto ao ar, ao sol ou ao tráfego de pessoas ou veículos.
Eu usei tentando resolver o problema de infiltração que tenha na junção de duas lajes. O efeito não durou nem seis meses. O Vedapren exposto ao sol parece um piche mole no início, mas com o tempo resseca e racha, acabando com o efeito impermeabilizante.
Conclusão: só use se for fazer contrapiso em cima.

Manta Asfáltica: é a melhor solução para impermeabilização. É mais durável e resistente, mas em compensação é bem mais cara e exige mão de obra especializada. Achei bem complicado manipular o maçarico e garantir que as mantas fiquem alinhadas, garantir a vedação dos canos de escoamento e tudo mais. Também não deve ficar exposta pois vai ressecar e rachar, embora pareça mais resistente que o Vedapren. Também deve ser usada como impermeabilização para contrapiso. Tem dois modelos: com manta de poliéster ou de alumínio. A de poliéster é mais barata, mas não pode ficar exposta. Já a de alumínio reflete bem a luz e o calor, o que permite que fique exposta, mas deve comprometer a durabilidade. Tem sido usada para cobrir telhados, pois assim evita-se ter que refazer o telhado devido a algumas infiltrações.
Eu cogitei em usar, mas só poderia fazer isso se desfizesse todo o telhado e aplicasse a manta em toda a laje, fizesse o contrapiso, para em seguida refazer o telhado. Já imaginou o custo disso?
Conclusão: só use se tiver dinheiro e condições adequadas para fazer o serviço completo (preparação, manta, contrapiso, piso ou telhado). Senão, é dinheiro jogado fora.

Vedapren Branco: De uso similar ao Vedapren, mas é mais parecido com uma tinta acrílica grossa do que com o asfalto do Vedapren. É bem fácil de aplicar, com rodo, escovão, trincha ou brocha. Como toda boa tinta, é levemente tóxica, então, recomenda-se luvas, botas e máscara. Reflete uma boa quantidade de luz e calor, portanto pode ser usado em áreas externas e ficar exposto, mas não para tráfego de pessoas ou veículos.
Não é recomendado como impermeabilização antes de contrapiso (para isso tem o Vedapren e a manta asfáltica).
Eu estou apostando no vedapren Branco para o problema da junção das lajes e de uma área que infiltra por penetração de umidade. Estou usando em pequenas áreas, então, tenho controle e facilidade na aplicação. Não faço idéia de como seria aplicar as seis demãos em uma laje inteira, por exemplo, mas parece ser mais fácil do que aplicar manta.
Conclusão: aplique se a laje já está pronta sem grandes problemas de rachaduras e trincas. Nesse caso, existem outros produtos adequados para preencher as trincas antes de usar o Vedapren Branco. Também recomenda-se na segunda demão aplicar um tecido ou manta de reforço estrutural, para o caso da laje movimentar e a rachadura aumentar.

Uma coisa importante: nenhuma impermeabilização é eterna. Quanto mais protegida melhor, claro (solução ideal? Manta asfáltica de alumínio com contrapiso, mais piso ou telhado). Mas mesmo o Vedapren Branco, no qual eu estou depositando minhas esperanças, vai precisar de um reforço de tempos em tempos. Meu palpite otimista? Dois anos, se eu fizer tudo certinho, com 4 demãos e um tecido de reforço na junção da laje. Por enquanto só fiz 2 demãos e não apliquei o tecido. Mas pelo menos não vazou mais nada, o que é um bom sinal.


Agora, em particular para a anacranes. Minha opinião (muito achismo meu aqui, então releve um pouco, ok?): Se não está chovendo dentro de casa e você tem planos de fazer tudo certinho no futuro, então aguente firme. No máximo, aplique um Vedapren Branco de leve, e faça um reforço pra evitar alguma infiltração mais chata em pontos isolados (mais ou menos como eu estou fazendo). Assim, você junta a grana pra fazer a coisa certa no futuro, com manta ou Vedapren e o contrapiso bonitinho, com um belo piso cerâmico pra arrematar.
Agora, se a coisa está crítica, melhor proteger a laje de um problema estrutural mais grave. Impermeabilize como puder, para proteger o imóvel. Se for o caso, use Vedapren normal por baixo e uma camada mais leve de Vedapren Branco por cima, para rebater a luz. Nunca vi ninguém sugerir isso, mas em tempos de vacas magras e problemas urgentes, tenta-se de tudo, até cobrir com lona.

6 comentários:

elciok disse...

Este com certeza é um dos melhores blogs sobre laje, impermeabilização e caixas d`água

Mauricio disse...

Pra você ver o que é um homem com as prioridades certas na vida...

Via Alternativa Moda Multimarcas disse...

Apliquei o Vedopren Preto em uma lage em Maio/2008 ... estamos em Outubro e até agora nenhuma infiltração / vazamento ocorreu ... antes de aplicar eu estava tendo inumeros vazamentos quando chovia ..... e ja tinha vedopren aplicado mas não sei dizer a quanto tempo, ja que aluguei o imovel na ocasião ... o meu problema é com temperatura dentro do imóvel ... por não ter telhado e acredito que pela cor escura do vedopren a temperatura dentro do imovel é muito maior que a externa ...

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

legal amigo me ajudou bastante ,mulher sabe como é né achismo ou ñ esta é a melhor ajuda que achei bjs

Workshine disse...

A Workshine é uma empresa especializada em Impermeabilização ha 22 anos no mercado. Profissionais qualificados e treinados para garantir um serviço satisfatório. Peça seu orçamento gratuito! 11 39219000
http://www.impermeabilizacao-sp.com.br/