16 de jun. de 2007

Sobre o feriado

Acabei esquecendo de comentar sobre o tal feriadão.
Pois bem, resolvemos ir ao Planetário lá do Parque do Carmo, levando o filhote e os primos. Apesar de eu morar na Zonal Leste, ainda assim o lugar é bem distante. E acabou dando em nada, pois o Planetário estava fechado. Sem nenhuma justificativa ou aviso na internet. É provável que mais gente tenha quebrado a cara também. Achei o cúmulo a falta de informação sobre o lugar. Em plena era da internet, nenhum site informou sobre isso. Pelo visto, só quem telefonou é que ficou sabendo.
Pra não perder o passeio, resolvemos ir ao Aquário de São Paulo, no Ipiranga. A parte do aquário é bem legal, com muitos peixes de água doce, cobras, jacarés, tartarugas e afins. Os pirarucus são imensos e muito lindos. Também vi traíras e lambaris, o que me lembrou dos bons tempos de pescaria no sítio dos meus avós, quando era pequeno.
Os bonecos dos dinossauros que se movimentam são legais (mais para os pequenos), mas eu achei o ambiente escuro demais. Eles tem poucos fósseis de dinossauros e o espaço dedicado a eles é pequeno. Nesse aspecto, o Museu de Zoologia da USP, também no Ipiranga, tem esqueletos bem mais impressionantes.
Agora, o planetário é uma decepção. Eles não tem um projetor. A cúpula tem pequenas lâmpadas para formar as constelações. E o planetário mesmo é uma montagem mecânica simples, com as órbitas destacadas por lâmpadas no chão, com as bolas coloridas girando para representar os planetas. Tem uma apresentação bem infantil, misto de teatro e musical, que realmente só entretém os pequenos (acho que no máximo até os 7 anos. Depois dessa idade, vai ser difícil eles gostarem.).
Por fim, o cinema 3D é levemente interessante, mas algo fraquinho e sem emoção, um tanto repetitivo e cansativo. Especialmente para usar aqueles óculos horríveis e sentar naquelas cadeiras de plástico, sem nenhum conforto. Saí com o pescoço doendo. Só valeu pelo preço (R$ 2,00).
Resumindo: Um bom passeio, mais pelo aquário, que vale o ingresso pago. Como o ingresso das atrações são pagos em separado, economize o dinheiro do planetário. Pra ver estrelas, vá aos planetários do Ibirapuera ou do Carmo, mas ligue antes pra não perder a viagem.

Nenhum comentário: