12 de mar. de 2007

Hipocrisia, um mal necessário

Convenhamos, as acusações de hipocrisia, são, na verdade, pura hipocrisia.
Não há como evitá-la, não há como substitui-la, não há como abandoná-la.
A hipocrisia é o cimento do mundo, a cola do tecido social, a garantia de paz e prosperidade.
Já pensou se todo mundo fosse 100% verdadeiro com o que sente e pensa, e dissesse isso em alto e bom som, bem na cara da pessoa em questão?
- "Olha, eu até acho você legalzinha, mas esse peito caído e essa banha toda me dão nojo!"
- "Olha, acho melhor você comprar uma peruca, pois essa sua careca está ridícula!"
- "Cara, como você é otário! Não entendeu ainda que a vadia só está atrás da sua grana? Ela te chifra com metade do bairro e você nem se toca!"
- "Porra, Alberto, tinha que broxar justo hoje que eu queria tirar o atraso?"
- "Irmão? Pra que eu preciso de irmão? Aquele bando de sanguessugas vagabundos vivem acabando com os meus bens e com o meu sossego! Tem como deserdar irmão?"
- "Olha, chefe, eu até faria isso para o final da tarde, mas realmente eu não estou com o menor saco pra fazer nada, muito menos para você."

Viu? Melhor continuarmos sendo educados, polidos e amáveis, mesmo que às custas do fígado e o coração.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com você, não dar pra sair por ai jogando o que consideramos por verdade na cara dos outros. agora é claro não fazer da hipocrisia sua marca. acredito que verdade tem que ser dita, mas pra tudo existe a hora e o momento. e também quando alguem te solicita por saber qual sua opinião. Sandra