7 de fev. de 2007

Gibimania

Acho que todo mundo já foi um gibimaníaco em algum momento da vida.
Minha infância, por exemplo, foi pontuada pela Turma da Mônica (modéstia à parte, eu desenhava bem os personagens do Maurício de Souza, meu xará, e até fiz minha própria história) e pelo Tio Patinhas (que praticamente me ensinou a ler) e companhia.
Foi assim, por muito tempo, mas estranhamente eu nutria um certo preconceito contra os quadrinhos de heróis, talvez influência das escolas católicas por onde passei.
Mas aos 14 anos, fui descobrir Homem-Aranha e demais heróis Marvel, em especial os X-Men e daí foi "amor à primeira lida". Durante um bom tempo colecionei somente X-Men, depois passei por outros títulos Marvel, e finalmente durante a famosa mega-ultra-maxi-série Crise nas Infinitas Terras, comecei a nutrir interesse também pela DC Comics.
Como todo fã da indústria, vi com bons olhos (Santa ingenuidade, Batman!) a chegada da Image Comics, e colecionei os títulos da época, incluindo Spawn, mas por incrível que pareça, não comprei o que acabou sendo o mais duradouro e interessante, o Savage Dragon.
Mas o tempo passou, o dinheiro ora sobrava, ora escasseava, novos objetivos e compromissos (esposa, lar, filho) surgiram e diminui o ritmo, chegando a não comprar quase nada, exceto um ou outro especial, embora mantenha o saudável hábito de ler a revista toda de graça na banca (claro, encontrando uma que não faça olho torto para essa prática).
A coleção já foi desfeita duas vezes, a última para liberação de uma pequena parcela do já pouco espaço do antigo apartamento, e que foi filantropicamente doada para a Gibiteca Henfil.
Tenho saudades de acompanhar tudo com mais atenção e freqüência do que consigo fazer na banca. Ler em pé e apressado não é a melhor das formas de apreciar um gibi, mas é como ler a manchete do jornal: pelo menos você sabe o que está acontecendo no mundo.
Mas com a idade chegando, todo mundo começa a te olhar meio torto, especialmente se você não trabalha com isso.
A você que ainda lê gibi: leia e seja feliz! :)

p.s.: Já falei da minha preferência atual pelo mangá?

Nenhum comentário: