8 de mai. de 2008

Projeto Reuso de Água: atualização

Só uns recadinhos e lembretes rápidos.
O projeto de Reuso de Água da máquina de lavar está funcionando bem.
Como comentei antes, a quantidade de sabão da lavagem é grande e invalida o uso para enxague. Mas para lavar está muito bom e até poupa sabão.
O reservatório final fica um andar abaixo, e por isso, preciso sempre checar se posso escoar a água da minha máquina, para não inundar a lavanderia da minha mãe. Será necessário um ladrãona bombona principal para evitar esse trabalho, mas ainda não me decidi a fazê-lo.
Notei também que a parte de cima do filtro (a brita que segura a areia) está totalmente cinza e aveludada, sinal de que a quantidade de fibras das roupas é bem grande. Vou tentar usar novamente o tecido de PET para forrar acima da brita, o que facilitaria a retenção dessas fibras e a limpeza.
Notei um vazamento leve no filtro de areia, justamente na conexão de saída. Eu acabei fazendo essa saída muito próxima ao fundo da bombona, o que atrapalhou um pouco o encaixe do anel de borracha interno e, pelo visto, afetou a vedação do conjunto todo. Mas não é nenhuma enxurrada, então acho que vou resolver com algum tipo de vedação líquida (cola plástica, cola de silicone ou Vedapran).
A idéia da bomba genérica funcionou razoavelmente bem. Preciso apenas de mais alguns metros de mangueira flexível (a mesma que usei em todas as instalações do projeto) e um lastro que mantenha o conjunto na posição desejada. Quando eu tiver resolvido essas pendências, eu coloco o esquema e as fotos.


RECADO IMPORTANTE:
Algumas pessoas me escreveram solicitando o envio do projeto por email. Por mais que eu
fique lisonjeado e orgulhoso pelo interesse no meu projetinho tão reles, fico triste em ter que dizer que o projeto não existe formalmente. Não tem nenhum texto ou esquema além dos que eu coloco aqui no blog.
Portanto, minha recomendação a todos os interessados é clicar no link que fica no topo da página para ver todos os textos referentes ao projeto.
Peço desculpas pela precariedade da minha documentação.

Nenhum comentário: