8 de mai. de 2008

Empreiteiro

Com a chegada da bebê, resolvemos "dar um tapa" na casa, que andava meio caída.
Então, além dos projetos malucos, acumulei também as funções de pedreiro, marceneiro e pintor.
Veja a lista do que já foi feito
1) Comprei e montei sozinho um armário para a lavanderia e um gabinete para o banheiro.
2) Arrumei e pintei o teto do banheiro, que estava todo rachado, descascado e mofado.
3) Arrumei e pintei as paredes dos dois quartos da casa.

Um trabalhão danado! Mas apesar de uns percalços, fiquei até orgulhoso do resultado.
Agora, as próximas etapas são:

1) Reduzir a altura do guarda-roupa.
O guarda-roupa do quarto das crianças vai mudar de lugar e não cabe na altura por apenas 4 centímetros. Como ele tem 10 centímetros embaixo, completamente inúteis, vou tentar diminuir a altura nesse ponto e ver se ele cabe onde queremos. Ele já não é grande coisa, então, se ficar ruim, não será nada que um crediário nas Casas Bahia não resolva.

2) resolver de vez a infiltração da laje.
O vedapren que eu apliquei já venceu e eu acho que entendi o porquê. Usei o Vedapren comum, preto, que segundo o fabricante, só deve ser usado em áreas sem trânsito e protegidas da luz do sol. Ou seja, como impermeabilização antes de aplicar um piso cimentado. Como eu só apliquei sobre a laje e não cobri com nada, ele ficou exposto e rachou, acabando com a vedação.
A solução é usar a manta asfáltica ou o Vedapren branco. Segundo o fabricante, ele tem boa resistência ao sol e pode ser usado também em paredes (que é um outro problema que eu tenho).
Por ser mais fácil de aplicar e mais barato que a manta, vou tentar com o Vedapren branco primeiro, aplicando pelo menos 4 demãos, como recomenda o fabricante. Se não resolver eu me mato..., digo, eu tento a manta.

3) resolver a umidade das paredes.
Descobri há algum tempo que as paredes externas da casa que dão para os vizinhos (e fora das minhas vistas) estão somente no reboco, sem nenhum tipo de pintura ou impermeabilização. Tem um pedaço inclusive que está sem reboco, direto no tijolo e bloco. Isso é um convite para problemas sérios de umidade, infiltração e mesmo de estrutura da casa. Sendo assim, vou pintar todas as paredes externas. Isso vai sair caro, pois pela altura e posicionamento, não tenho como fazer sozinho e vou ter que contratar um profissional. Mas isso é quase urgente e não dá pra segurar muito mais.
Estou pensando em usar o Vedapren branco mesmo, ou o Vedapren Parede, que pelo nome, é específico para isso.

4) Uma vez resolvidos os dois problemas, posso pintar o corredor da casa, que está um terror devido à infiltração. Vai demandar muita massa corrida pra corrigir os buracos que ficaram...

5) Fechar a lavanderia. Minha lavanderia é aberta e só tem uma lona protegendo da chuva e vento. Como a porta da lavanderia dá para o meu quarto, o vento é um incômodo constante, especialmente no inverno. Quero fechar com uma parede e duas janelas grandes, de correr. Essa é outra coisa que posso precisar de um profissional, já que eu nunca ergui uma parede sequer na vida.

Vamos ver quando eu consigo fazer tudo isso.

Nenhum comentário: