26 de jan. de 2007

Um homem erudito

Lembrei de um acontecimento, que espelha bem como funciona a minha cabeça, e explica porque tanta gente se assusta às vezes com o que eu falo.
Certa manhã, bem cedo, quando o cérebro da gente mal está funcionando, estava eu tomando café da manhã com minha esposa, falando sobre algum assunto aleatório, mas teoricamente sério (eu não consigo me lembrar exatamente sobre o que era). Ela argumentou alguma coisa na linha: "para resolver esse problema é preciso nonononono". ("nonon..." significa "não-lembro-o-que-era"). E então, meu cérebro naturalmente criou o argumento mais simples e natural possível naquelas condições: "mas nonononono não é uma panacéia". Sim, isso mesmo. Panacéia. Eu disse Panacéia! Quantas pessoas hoje em dia sabem o que significa panacéia? Quantas pessoas usam panacéia em seus diálogos cotidianos e banais? Quantos anos de idade tem uma pessoa que sabe o que é e ainda usa essa palavra? Panacéia ainda está no Aurélio?
Posso garanto que minha esposa não faz a menor idéia do que seja Panacéia. Por sorte, eu comecei a rir sozinho antes de dizer a tal frase e o assunto (e a panacéia) morreram por ali.
Pois então, caso você tenha a sorte (ou azar, depende do seu ponto de vista) de me encontrar e ouvir de mim uma panacéia ou algo do gênero, não se assuste nem fique bravo. Eu sou assim mesmo, esquisito, não estou tirando onda de intelectual, não.

E caso você não saiba o que é panacéia, ai vai a resposta:

Substantivo

pa.na.céi.a feminino

  1. Remédio que curaria todos os males.
Tirado daqui: http://pt.wiktionary.org/wiki/panac%C3%A9ia

Nenhum comentário: