24 de jan. de 2007

Home Office

Ultimamente eu ando trabalhando em casa. Sim, trabalhando mesmo, antes que alguém comece a pensar que eu estou sendo pago para vadiar e assistir TV.
Não é que a minha produção aumente ou eu tenha melhor estrutura em casa (se bem que pelo menos o meu link anda melhor do que o do escritório. E tem a geladeira, claro), mas a sensação é que eu trabalho melhor sozinho aqui. São vários os motivos:
  1. Menos trânsito (ou seria melhor dizer "nenhum trânsito"). Todo dia eu perco até 4 horas para ir e voltar do trabalho. Não que eu vá trabalhar essas 4 horas, mas ao invés de ter me preparar todo pra sair e ficar balançando (ou não, dependendo da lotação) em ônibus e metrô sem nada pra fazer, eu pelo menos me organizo melhor, me alimento melhor e sobra tempo para fazer coisas pessoais (como escrever um blog?) que eu acabaria tendo que fazer no horário de trabalho, o que fatalmente afetaria minha produtividade.
  2. Silêncio. Sim, mesmo com as crianças gritando na rua, os cachorros latindo e os carros passando, a tranquilidade de casa compensam e muito o zum-zum-zum do escritório. É sempre um tal de telefone tocando (mesmo que não seja pra você), o chefe querendo conversar, os colegas querendo tirar dúvidas ou mostrar um vídeo legalzinho que eles acharam no YouTube, que no final das contas, fazem as famosas 8 horas virarem nada.
  3. Flexibilidade. Ao invés de acordar obrigatoriamente cedo e ficar com sono a manhã toda, eu posso acordar mais tarde e começar a trabalhar mais descansado e render mais. Após o almoço, posso tirar um cochilo ao invés de ficar pescando em frente do monitor e não produzir nada. E posso compensar eventuais perdas trabalhando até mais tarde sem perigo de perder o ônibus.
Tudo isso somado me dá a sensação de que meu trabalho rende bem mais, sem prejuízo para a empresa. Falta, claro, oficializar isso e fazer a chefia aceitar. Mas isso são outros quinhentos.

Mas como nem tudo são flores, tem alguns inconvenientes de trabalhar em casa. Vejamos:
  1. Excesso. A possibilidade de ganhar as horas a mais que seriam perdidas podem fazer você trabalhar mais sem perceber. Ao flexibilizar horários, você pode se empolgar e varar a noite, prejudicando as horas de descanso, ou perder a hora de comer adequadamente, ou se entupir de porcarias o dia todo.
  2. Disciplina. A chance de perder o ritmo é grande, e exige muita disciplina. Senão, o cochilo vira uma tarde inteira de sono, os prazos ficam difíceis de estimar se não há um padrão de horas trabalhadas por dia e as distrações podem fazer tudo ir por água abaixo.
Em suma, com um pouquinho de organização, disciplina e boa vontade, pode dar muito certo. Desde que, é claro, seu trabalho realmente dispense a sua presença física.

Nenhum comentário: