6 de abr. de 2012

Água pra beber? Não acho.

Mais dúvidas surgiram sobre a qualidade da água de chuva.
O Rafa comentou num post anterior sobre filtragem da água de chuva (post este que já tem 4 anos e continua sendo linkado pelo Google):

rafa disse...Mas me tira uma dúvida fervendo a água da chuva, não remove ou extermina as impurezas, pois segundo me foi ensinado na escola a própria agua fornecida cia de agua do municipio deve ser fervida e em seguida resfriada, pois então sim estaria pronta para o consumo...

Então, lá vai mais uma seção de achismos deste que vos fala.
Bom, Rafa, o que eu sei é que nada sei, entende?
Sem ter feito uma análise química e biológica dessa água, eu jamais tentaria utilizá-la para nada além de plantas e lavagem de chão.
O cloro que eu ponho em tese mata tudo, mas quanto a tornar potável, duvido que uma mera fervura resolva, já que não sei o que tem nessa água.
Mesmo que não haja micróbios (ou que estejam mortos), pode haver outras substâncias nocivas à saúde vindas do telhado (chuva ácida, telhado antigo com amianto, etc.).
Eu já detectei uma vez a presença de pequenos vermes ou protozoários nessa água, antes de começar a usar cloro. Dava pra ver os danadinhos nadando, à olho nú. Assim como dá pra ver também a sujeira de fuligem na água, mesmo após o filtro básico.
Então, nem de brincadeira eu me arrisco com essa água.
Mas como eu disse, é o meu sistema, na minha casa, coletando do meu telhado. Outros sistemas em outros lugares podem ter resultados bem diferentes.
Conheço gente que consegue coletar uma água muito mais clara e limpa que a minha e isso sem nenhuma filtragem, e usa até pra tomar banho.
O que eu faço, em resumo é: coletar a água mais suja antes de ir pro contêiner (o famoso "coletor de primeiras águas"), filtrar impurezas grossas (usando um filtro feito com um tubo PVC de 30 cm de comprimento cheio de tecido de PET) e a inclusão de cloro logo após a coleta (água sanitária na proporção de 25 ml para cada 100 litros).
Para o que eu uso, está de bom tamanho. Mais que isso, só depois de fazer a análise, que eu pretendo fazer ainda este ano, se não custar os olhos da cara.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Mauricio , queria ter uma forma de contato contigo para esclarecer certas duvidas na construção de minha cisterna ,achei show o sistema que vc fez , meu email é andremp79@gmail.com obrigado.