14 de out. de 2011

Fest Comix e a dor... no bolso.

Fui hoje na Fest Comix, aqui em São Paulo. Cheguei cedo (não sabia o horário de abertura) e tive que dar um tempo na fila pra entrar.
Dentro, nada demais. Estandes de quadrinhos, uns com raridades, outros no estilo "sebo em liquidação", com gente se matando pra revirar pilhas e pilhas de quadrinhos na tentativa de encontrar algo que realmente valha à pena (passei longe disso).
Tem também aqueles estandes legais com as figuras de personagens e alguns com brinquedos. Infelizmente não vi nenhum sabre de luz Ultimate FX, que estão custando 250 paus por aqui.
Vi alguns cosplayers legais. Dois homens-aranha (um azul e vermelho, outro preto), um Wolverine razoável "da era do Len Wein", uma Lara Croft bem legalzinha, um Motoqueiro Fantasma bacana (faltou o fogo no crânio, mas acho que assim daria "perda total") e um Venom perfeito (o cara fez a cabeça com a boca cheia de dentes e a "linguona" pra fora. Muito criativo!). Pena que não tirei fotos (meu celular só me decepciona quando tento tirar fotos em ambientes fechados, pois não tem flash).
De notável mesmo estavam os preços na feira principal da Comix. Acabei tostando quase 300 pilas e nem comprei 20% do que gostaria. Para minha sorte, algumas séries que eu queria muito estavam com uns buracos na numeração, e eu realmente não curto ficar sem partes de séries. Daí, acabei não cometendo uma insanidade completa no cartão de crédito. Quase comprei todo o Yu-Yu-Hakusho num impulso saudosista, mas eles não tinham justo o número 1. Mas tava tão barato (R$ 1,00 por edição) que dava pra comprar a série toda por menos de R$ 40.
Também notei que acabei não me esforçando de maneira sobre-humana para comprar séries que eu já li ou ainda acompanho via scan, o que significa realmente que, pelo menos comigo, scan é pirataria e realmente tira o lucro das séries, o que faz eco com o que andam dizendo as editoras mundo afora.
Pra quem se interessa, vai a lista do que comprei:

1) Lodoss War - A Bruxa Cinzenta completo
2) Lodoss War - A história de Deedlit
3) Samurai X - Kenshin Kaden
4) A Princesa e o Cavaleiro completo
5) Táxi e Birds, do Gustavo Duarte
6) Bando de Dois, do Danilo Beyruth
7) Uma história de Sarajevo, do Joe Sacco
8) Dororo, vol. 3
9) Fun Home, da Alison Bechdel
10) Retalhos, do Craig Thompson
11) Ação Magazine (tentativa de um almanaque mensal de manga no Brasil. Vamos ver)
12) Ga-Rei 8 (esse eu compro na banca, mas como já estava lá...)

Assustei com o tamanho do Retalhos. É quase uma bíblia, de tão grande. Agora entendi porque o preço alto nas lojas online.

O que eu não comprei mas faltou pouco para...:
1) Gantz. Trinta volumes a R$ 8,50 é muito pra uma série que eu acompanho via scan. Gosto muito, mas doeria demais no bolso. Se tivesse comprado desde o começo, não sentiria tanto.
2) Claymore. Uma série meio sádica, mas eu vim a gostar no scan. São 15 volumes até agora a R$ 7,50. Esse passou muito, muito perto. Sei que vou me arrepender lá na frente, quando não encontrar mais pra comprar.
3) Fruits Basket. Me falam muito desse shoujo e edição parece bonitinha. Mas os 23 volumes ficam em R$ 200,00. Não tive coragem.
4) Ex-Machina. Tenho um encadernado da Pixel e gostei da série. A Panini tá relançando, mas não sei como isso se encaixa no volume que eu tenho, e tava faltando um número no meio. Se tivesse todos, eu tava ferrado.
5) Grandes clássicos do Thor. Walt Simonson na veia! Mas sem o número 1, broxei. Mas cheguei a colocar na cesta.
6) Fábulas. Muito elogiada, queria ter, mas faltou um número também.
7) Y - O último homem. Essa também faltou um número, mas o que mais pegou foi o scan. Eu já li até o final, gostei muito, mas olhando agora, não deu aquele "tchans" de comprar.

Então foi isso. Pra quem quer ficar com dor na consciência, vai tranquilo, porque perder o controle é a coisa mais fácil por lá.

Nenhum comentário: