Eu comecei a assistir à série Numb3rs (assim, em leet mesmo) meio que por insistência do meu chefe, que me emprestou a 1a temporada junto com a 3a do House.
Confesso que à primeira vista, a sinopse não me atraiu, já que não sou fã de seriados policiais per se (CSIs da vida inclusos).
Mas a mistura de elementos desse seriado é bastante interessante. Um gênio matemático (Charles Eppes), nerd completo, com parcas habilidades de socialização e vocabulário acadêmico ininteligível, ajuda seu irmão (Donald Eppes), um agente do FBI, a resolver crimes usando a matemática como arma.
O interessante da série é que ela evolui, os personagens vão se modificando, relacionamentos surgem, dramas pessoais emergem, tudo em meio a investigações dos mais variados tipos, desde fraudes financeiras, drogas e roubos a serial killers.
Embora os episódios tenha uma estrutura rígida quase imutável (crime, FBI inicia investigação, gênio matemático entra no caso, propõe soluções matemáticas complexas, algo não funciona, novo insight com a ajuda de parceiros cientistas, novos dados, corre-corre para prender o criminoso, caso encerrado, momento familiar/emotivo), a variação dos crimes investigados e do personagem central que é abordado de maneira mais profunda mantém o interesse, mesmo assistindo aos episódios seguidamente.
A série tem produção caprichada dos irmãos Tony e Ridley Scott e os atores estão excelentes, bem caracterizados em seus universos. A equipe do FBI contrasta visivelmente com a trupe dos cientistas, levando a inúmeros momentos de humor.
Peter MacNicol está impagável como o excêntrico físico Larry Fleinhardt, sempre às voltas com seus dilemas cósmicos, sua fixação em banheiras e hábitos peculiares.
Alguns momentos são praxe e acontecem em quase todos os episódios, e você sempre sabe quando ele virá. Exemplos: Charlie vai explicar sua teoria/solução para o caso e usa seu "matematiquês", ninguém entende nada e ele saca uma metáfora ou exemplo simples para clarificar (às vezes tão complicado quanto a teoria por trás dele, mas enfim...). Ou então, a investigação está com problemas, num beco sem saída, alguém fala algo nada a ver e então Charlie tem um insight, dando novos rumos à investigação.
É uma série divertida e que vale uma olhada, para quem tem tempo de assistir a alguma coisa, claro.
2 comentários:
"O interessante da série é que ela evolui, os personagens vão se modificando, relacionamentos surgem, dramas pessoais emergem, tudo em meio a investigações dos mais variados tipos"
Essa é a descrição de 90% dos seriados americanos.
Não gostei de Numb3rs não. Consegue ser mais chato que Fringe.
Falou o maior especialista em séries do Brasil?
Ou apenas um cara ranzinza e de mal com a vida?
E eu pensando que esse era o meu papel.
tsc,tsc,tsc.
Postar um comentário