6 de mar. de 2008

Mexendo as cadeiras

Ei, não tem nada a ver com aquela música do Vinny, não.
Enfim, depois de muito procrastinar, resolvi levantar a bunda do sofá (Calma! É só metáfora, gente!) e trabalhar um pouco no projeto.
Lembram-se do último post, com as muitas reclamações e coisas a fazer no projeto? Então, tem algumas coisas que me irritavam mais que outras no projeto. A questão da podridão da água é meio difícil de resolver. O filtro de areia feito de forma correta também é mais complicado. O encaixe da torneira e a pouca vazão de saída, idem.
Mas sobraram duas coisas razoavelmente simples de resolver, mas que a preguiça impedia falta de tempo dificultava: o excesso de vazão da água vinda da laje e a falta do encanamento do ladrão do filtro.
Botei então as mangas de fora (Outra metáfora, ok? Deixem de ser tão literais, por favor!) e fui comprar o cano e os cotovelos (curva de 90 graus, para os mais preciosistas). Fiz uma montagem simples, que fica apoiada sobre o contêiner e no próprio ralo. Nem usei cola para juntar as partes, porque não haverá pressão e portanto risco zero de vazamento. Como os tubos de esgoto tem maior diâmetro do que a saída do filtro (feita com um encaixe de saída para caixa d'água), e o tubo ficará com uma leve inclinação para baixo, foi só deixar o tubo apoiado na saída do filtro, sem necessidade de maior encaixe.
Resolvido o problema do ladrão, alterei um pedaço de tubo de 2", moldando uma espécie de bico, e com isso reduzindo a vazão, e encaixei na saída de água que vai para o filtro. Como esse pedaço é removível, e fica apoiado sobre o filtro, consegui diminuir a vazão de entrada no filtro e de quebra, consegui um sistema simples de retenção de sujeira grossa (como isopor, penas de pomba, fitas de rabiola de pipa, etc.) que pode ser limpo facilmente. Usei duas esponjas de limpeza para reter a sujeira, que poderão ser lavadas ou trocadas facilmente.
Tudo simples e com pouco esforço. De certa forma, dei uma sobrevida ao projeto, com o qual eu andava meio desanimado.
Agora só falta chover para testar tudo. Mas parece que ganhamos uma mini-estiagem e amanhã vamos completar uma semana sem um pingo d'água sequer.
Vamos ficar no aguardo.
Vejam as fotos de como ficou a nova gambiarra.


Nenhum comentário: